Tarefa: SI Ambiente de Trabalho
Estabelecer ou atualizar o ambiente de trabalho
Disciplinas: 1 Atividade Início da Implementação do Software
Finalidade

Estabelecer o ambiente consiste em organizar os elementos do método que fornecem o ambiente de desenvolvimento de software para suportar a equipe de desenvolvimento, incluindo os processos e ferramentas.

Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Descrição Principal

    O ambiente de desenvolvimento para um projeto de desenvolvimento de software é o termo para todos os artefatos que o projeto necessita para desenvolver e implementar o sistema, tais como ferramentas, orientações, processo e infra-estrutura.

    Adaptado de A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide), 5th Edition, 2014.

    Etapas
    Passo 1: Adaptar o processo de desenvolvimento para o projeto
    • Colocar o processo de desenvolvimento de software no tamanho correto, de acordo com as necessidades específicas do projeto;
    • Fornecer orientação do processo relevante o suficiente para os membros do projeto fazerem seu trabalho de forma eficiente e com qualidade aceitável;
    • Fornecer uma descrição relevante e acessível do projeto para os membros do projeto.
    Passo 2: Configurar ferramentas
    • Instalar as ferramentas: Identifique o software necessário para que a ferramenta específica funcione e instale esse software;
    • Customizar as ferramentas: Decida como personalizar a ferramenta de forma que ela ofereça suporte ao processo de desenvolvimento da melhor maneira possível;
    • Disponibilizar as ferramentas aos usuários finais.
    Passo 3: Iniciar processo de desenvolvimento

    Consolide um processo de desenvolvimento para a equipe do projeto:

    • Assegurar que os membros do projeto sejam adequadamente introduzidos ao processo;
    • Colher qualquer feedback sobre o processo e refiná-lo, conforme necessário.
       
    Passo 4: Preparar diretrizes para o projeto

    Prepare orientações específicas para o projeto:

    • Coletar diretrizes existentes ou desenvolver novas diretrizes para uso pelo projeto. As diretrizes agregam uma série de vantagens para o projeto:
      • Fornecer orientação precisa e relevante sobre a produção de determinados produtos de trabalho;
      • Assegurar que os produtos de trabalho sejam desenvolvidos com consistência e que sigam as convenções e os estilos definidos;
      • Descrever determinados padrões exigidos para a aderência do projeto;
      • Fornecer um precursor para que a equipe revise a qualidade e a integridade dos produtos de trabalho.
    • Tornar as diretrizes existentes acessíveis aos membros do projeto quando forem necessárias: Um aspecto interessante é permitir aos membros da equipe registrarem as possíveis melhorias, quando elas forem identificadas;
    • Trabalhando com especialistas no assunto para atualizar essas diretrizes com base no feedback dos clientes.
    Passo 5: Selecionar e adquirir ferramentas

    Selecione ferramentas que atendam às necessidades do projeto, considerando:

    • O processo de entrega: Qual é o suporte de ferramenta necessário para realizar o trabalho com eficácia? 
    • Plataforma(s) Host (ou de desenvolvimento);
    • Plataformas-alvo;
    • As linguagens de programação a serem utilizadas;
    • As ferramentas existentes: Avalie quaisquer ferramentas existentes e comprovadas, e decida se elas continuarão sendo utilizadas;
    • A distribuição da organização de desenvolvimento: A organização está fisicamente distribuída? As ferramentas de desenvolvimento geralmente oferecem suporte de modo diferente a uma organização fisicamente distribuída;
    • A extensão do esforço de desenvolvimento: As ferramentas oferecem suporte mais ou menos adequado a organizações de grande porte.
    • Restrições de orçamento e tempo.

    Adquira as ferramentas caso necessário, avalie:

    • Instalação: Qual é o nível de assistência oferecida para a configuração das ferramentas?
    • Suporte: Qual é o tipo de suporte oferecido pelo fornecedor? Muitos fornecedores de ferramenta oferecem diversos níveis de suporte para você escolher.
    • Comprometimento do fornecedor: Até que ponto o fornecedor está comprometido com você, que é um cliente novo? Se você tiver problemas com a ferramenta, que tipo de ajuda eles lhe oferecerão? Em quanto tempo e a que custo?
    • Influência: Que influência você terá sobre o futuro da ferramenta? Como a sua necessidade será priorizada?  
    • Manutenção: Como o fornecedor lida com os erros da ferramenta? Há releases de "service pack" planejados? 
    • Treinamento: Que tipo de treinamento eles oferecem? Qual é a disponibilidade dos cursos de treinamento? 
    • Futuro do produto: Existe algum plano que descreva a evolução futura da ferramenta?
    • Licenciamento: Você deve comprar uma licença para todos os membros do projeto ou deve comprar uma ferramenta por pessoa? Algumas ferramentas oferecem licenças "flutuantes", que definem um limite quanto ao número de usuários simultâneos na organização.
    Passo 6: Suportar o desenvolvimento
    Suporte ao desenvolvimento nos quesitos hardware e software, reagrupa uma grande variedade de serviços técnicos como: manter a infraestrutura de desenvolvimento, incluindo administração do sistema, backup, telecomunicações, criação de documentos e reprodução e assim por diante.
    Passo 7: Verificar a configuração das ferramentas

    As ferramentas e a infra-estrutura de desenvolvimento precisam ser verificadas antes que o projeto comece a usá-las. O modo como isso é feito irá variar de acordo com as habilidades, a tecnologia e as ferramentas. Verifique:

    • Verifique se o ambiente contém o hardware, o software e os dados corretos;
    • Verifique se a configuração correta do software foi instalada;
    • Verifique se os dados contêm os dados apropriados;
    • Forme um pequeno grupo de pessoas que conheçam bem a ferramenta e o processo de desenvolvimento do projeto e deixe que elas executem as ferramentas. Emita o controle de mudanças se necessário. 
    Informações Adicionais